[gnucash-br] Tipos de contas

Welington R. Braga w em jbrj.gov.br
Quinta Outubro 14 11:33:22 EDT 2004

Saudações a todos,

Sou iniciante no gnucash e estou tentando administrar minhas finanças
com ele, mas encontrei algumas dúvidas que estão atrapalhando. Vejam só:

Eu criei um arquivo contendo duas Contas correntes, Duas poupanças, Um
título de capitalização, algumas contas de despesas e algo mais. Eu
coloquei as poupanças como tipo "Patrimonio" mas os valores aparecem em
negativo, se ponho como Investimento é necessário usar aquele tal de
comodities (ou algo assim).

O que preciso que me me deem uma sugestão sobre os tipos de contas que
devo usar e se não for pedir muito uma cópia de um arquivo de exemplo
para que possa me clarear a mente. Acredito que meu maior problema está
sendo com o tipo de conta.

Outra coisa também: Como eu faço para calcular por exemplo o rendimento
da poupança de forma automática? Idem para a CPMF?

Acho que pra começar é só isso! É melhor eu refazer o arquivo agora que
tem só um mês de uso do que esperar pro ano que vem e ter mais trabalho.

GRato.
--
Welington R. Braga <w em jbrj.gov.br>
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro