[gnucash-br] Tipos de contas

Rodrigo Fernandes Moreira rodrigo em eteg.com.br
Quinta Outubro 14 16:03:45 EDT 2004

Oi Pessoal,

 >Outra coisa também: Como eu faço para calcular por exemplo o rendimento
 >da poupança de forma automática? Idem para a CPMF?

Eu faço os lançamentos manualmente. O cálculo de CPMF, como tem uma regra
muita clara, 0,38% do débitos na c/c, talvez tenha alguma forma de fazê-lo
automaticamente - se não tiver, seria um bom recurso para as próximas
versões.

Com investimentos, no começo eu usava uma conta genérica "ativo" para eles.
Aí todo dia 30, eu fazia o lançamento da conta "Receitas Financeiras" para
a conta "Investimentos", incrementando o saldo desta.

Agora eu estou usando a conta específica do tipo "Investimentos" para os
investimentos. Nela, existe a operação de compra ou venda de um determinado
número de quotas do fundo por um determinado valor de quota. Nas
retiradas e
no final do mês, eu faço um lançamento da conta "Investimento" para a conta
"Imposto de Renda", com o valor de IR que foi deduzido.

Mas estou tendo uma problema com a segunda forma. Na primeira, eu tinha
de forma
clara qual era a minha receita/mês com aplicações. Na segunda forma,
apesar de ser
mais completa, eu não encontro esta informação.

Alguém sabe como contornar isso?

Rodrigo