[gnucash-br] Emprestar Cartão de Credito

roneygomes roneygomes em terra.com.br
Quarta Maio 21 14:29:09 EDT 2008

Paulo, depende se tu consideras o cartão de credito como uma despesa ou como uma conta corrente por onde passam
os lançamentos de debitos e creditos.

Pelo tutorial do GnuCash a conta de "Emprestimo para o amigo" fica na arvore de Ativos pois foi considerada um
direito teu. Mas no caso abaixo como foi um "dinheiro" emprestado de outrem atraves de ti, acho melhor
caracterizar como um Passivo teu.

Configuracao do exemplo:
- Cartao de credito na arvore de Passivo
- Emprestimo na arvore de Ativos
- Conta corrente na arvore de Ativos

Uma das possibilidades seria tu fazeres o "Increase" no cartao de credito pois tu estaras devendo para a
operadora do cartão e o "Decrease" na conta de emprestimos deixando-a negativa, que significa que alguem esta
devendo para voce.
Quando quitares o debito do cartao no vencimento da fatura fazes um "Decrease" no cartao reduzindo o saldo a
pagar e debitando "Decrease" de tua conta corrente.
Quando teu amigo te pagar tu fazes um credito "Increase" na conta corrente do banco e o respectivo "Increase"
na conta de emprestimos.

Se tiveres despesas com o emprestimo (juros debitados no cartao) envolva tambem uma conta de despesas, e se
estiveres lucrando com o emprestimo (juros cobrados do amigo) envolva uma conta de receitas.

Pode parecer que estamos fazendo mais "Decreases" do que "Increases" mas isso se deve pelas naturezas devedoras
ou credoras das contas envolvidas.

Roney

-