[gnucash-br] Novo no Gnucash

daniel nightwatch2006 em gmail.com
Quinta Setembro 18 15:09:19 EDT 2008

Olá pessoal,
Gerencio minhas contas com planilhas a algum tempo. Tentei usar alguns
programas gerenciadores mas alguns programas ou eram limitados demais ou
grandes demais para entender e gerenciar meus centavos...
Então instalei o Gnucash. Ainda estou apanhando, mas estou ansioso para
contornar logo a curva de aprendizagem inicial.
Gostaria de saber se existe algum material, ou guia para poder começar,
porque os que encontrei [inglês ou português] já descem direto para o
método das partidas dobradas... ativo passivo.. já descem direto para
contabilidade.
Lembro vagamente como isto funciona e sei q não era difícil, mas preciso
de algo mais objetivo, quase como um estudo de caso, tipo: "vc precisa
organizar suas contas antes assim" ou "vc coloca o saldo inicial deste
jeito...", "depois vc sai transferindo deste jeito, por exemplo, se vc
pagar o restaurante vc lança de um  jeito, se vc receber um dinheiro q
nao esperava vc lança deste outro jeito" ...
existe tal documento?
se não, gostaria de saber de vocês quais os preparativos que tenho q
organizar para poder começar a usar o gnucash para controlar contas
pessoais, com contas correntes, contas poupanças, salário e serviços
autônomos???
e como eu faço para após estar com isto pronto, poder simplesmente
lançar o pagamento de um restaurante?
Tenho certeza que se este documento nao existir, a junção das
experiências dos usuários da lista irá certamente contribuir para a
criação de um que, imagino eu, irá popularizar ainda mais o gnucash.
poderiamos incluir estas perguntas em um wiki...
obrigado.