[gnucash-br] Duvidas sobre financiamentos de imóveis

Guilherme Goettems Schneider guigs81 em gmail.com
Terça Março 9 07:55:00 EST 2010

Leandro,

O valor do teu ativo "carro" deve ser o valor do carro a vista (o valor que
vale) e não o total que vais pagar por ele.

Situação inicial

Ativo
  Poupança 15.000
Passivo 0
Despesa 0

Compra do carro que custa 30 mil. Pagaste 10 e financiaste 20:

Ativo
  Poupança 5.000
  Carro 30.000 (10.000 da poupança + 20.000 do financiamento)
Passivo
  Fincanciamento 20.000
Despesa
  Juros 0

Vamos supor que dos 20 mil financiados, vais pagar 25 parcelas de 1000 (o
total pago será 25mil)

Em cada parcela tu pagas uma parte do principal e uma parte me juros.
Ou seja, no exemplo, seria 750 do principal (750 x 25 = 20000) e 250 de
juros.

Ao pagar a primeira parcela Ficaria algo assim:

Ativo
  Poupança 4.000
  Carro 30.000
Passivo
  Fincanciamento 20.000 - 750 = 19250
Despesa
  Juros 250

Para isso tu lanças uma transação dividida, onde sai 1000 da poupnaça e vai
750 para abater o financiamento e 250 como despesa de juros.

Estou simplificando, pois na prática cada parcela pode ter um valor
diferente de principal e juros, pois os juros são calculados conforme o
valor atual do passivo. Quando tu pagas uma parcela adiantado, em geral
estás pagando mais do principal, diminuindo quantidade de juros das próximas
parcelas.

Guilherme