[gnucash-br] Uso de cartão de crédito parcelado

Denis L. Raigorodschi raigorodski em gmail.com
Sexta Março 12 12:02:52 EST 2010

Eu acho melhor lançar a primeira parcela no passivo do cartão com
agendamento mensal das parcelas subsequentes. Seguindo seu exemplo:

ITAUCARD VISA

pagto - cobrar -   saldo
(dia da compra)   -   compra de bem X (parcela 01 de 10) - (conta a qual se
refere o bem) - xxxxx -  200,00 -   200,00 (negativo)

No dia do vencimento do cartão eu faço uma transferencia de uma conta da
qual sai o dinheiro para pagamento da fatura do cartão, voltando o saldo da
conta do cartão zerado (se pago o valor total da fatura), positivo (pago
valor a mais da fatura) ou negativo ( valor a menos da fatura), nesse caso
vai ser preciso lançar no próximo mes os encargos contratuais e juros
mensais do cartão. Podem ocorrer alguma dificuldades com as datas de compras
x vencimento do cartão, nesses casos eu mudo a data da compra já que o mais
importante é o vencimento do cartão.

Sem mais,
Denis L. Raigorodschi
Computer Network Engeneer