[gnucash-br] RES: Salário bruto e salário líquido

Guilherme Goettems Schneider guigs81 em gmail.com
Terça Dezembro 13 18:07:25 EST 2011

Olá,

Acredito que você deve manter apenas 1 conta em Receitas. Então, se você
mantiver a conta atual em Receitas, você poderia ter a conta Salário em
Ativos, apenas para fazer as divisões.

Já o Adiantamento não me parece adequado deixar dentro de Despesas, pois é
só um desconto de um dinheiro que você já recebeu. Como você contabiliza o
recebimento do Adiantamento?
Eu utilizaria uma conta de Passivos para o Adiantamento. Ao receber o
dinheiro seria uma transação Passivo:Adiantamento -> Ativo:ContaCorrente
e ao registrar o desconto do adiantamento seria de Salário ->
Passivo:Adiantamento .

Guilherme