[gnucash-br] Orçamento

Rafael Machado Casali rmcasali em gmail.com
Sexta Março 16 09:14:39 EDT 2012

Olá Álvaro,

Comecei usar o orçamento este ano, apesar de usar o GnuCash a mais de 5
anos, pois somente o ano passado consegui manter um certo controle nas
contas durante o ano. Nos anos anteriores, ficava muito tempo sem fazer
lançamentos.

Bem, você tem duas maneiras de fazer o orçamento:
1. Você mesmo edita o valor esperado do gasto para a conta e mês.
2. Ou deixar o gnucash fazer estimativas das contas através do histórico
de lançamentos e depois ajustar manualmente uma conta ou outra.

Uma vez feito o orçamento, você tem uma série de relatórios para
acompanhar como anda os gastos realizados com os previsto no orçamento.

Hoje estou usando apenas um orçamento, mas o gnucash permite trabalhar
com vários.

Bom, não sei o que você gostaria de saber, mas espero ter ajudado um
pouco...

Att,
Rafael Casali