[gnucash-br] RES: Cartão + Devolução em Dinheiro

Rafael Casali rmcasali em gmail.com
Sexta Outubro 16 07:47:57 EDT 2015

Olá Isaac,

Vamos ver se consigo explicar.

Dados do evento: Conta do bar 60 pila (30 para cada um)
No cartão lanço uma transação dividida:

Passivo:Cartão: 60,00 (Cobrar)
Despesa:Lazer:Bares: 30,00 (Pagamento)
Ativos:Carteira: 30,00 (Pagamento)

No meu caso, esses 30 reais entram na Carteira como um crédito. Ou seja,
como eu fizesse um saque (que não deixa de ser). Isso é uma
transferência de valores entre o Cartão e a Carteira.

Daria para lançar em seperado: 1 transação de gasto de 30 com o bar e
outra transação de transferência entre o cartão e a carteira. Entretanto
fica um pouco mais complicado para fazer a verificação, pois esses dois
lançamentos não tem no seu extrato do cartão.

OBS. Lanço essa transação com a data do ocorrência.

Att,
Rafael Casali