[gnucash-br] Entendendo como fazer o orçamento (budget)

Daniel Victoria daniel.victoria em gmail.com
Quinta Dezembro 22 18:53:10 EST 2016

Caros,

Venho usando o Gnucash faz um tempo mas nunca tinha feito um orçamento.
Esse ano resolvi tentar fazer um para 2017 mas não estou entendendo muito
bem como que ele funciona.

Por exemplo. Criei meu orçamento mensal para 2017. Daí selecionei a linha
da conta de despesa e pedi para estimar os valores. Para o mês de Janeiro,
foi estimado um valor (digamos 7 mil). Ao expandir a conta despesas, o
Gnucash não estimou valores para as sub-contas. OK. Fui então na sub-conta
despesas:educação e coloquei o valor de 1500. O programa não deveria então
aumentar o valor da conta despesa, de 7mil para 8500? Já tentei estimar
valores para todas as sub-contas e alterar algum valor. Mesmo assim o
orçamento total da conta não bate.

Essa é a forma "normal" de funcionamento? Ou seria um bug?
Estou usando o Gnucash 2.6.12 no Ubuntu

Grato
Daniel