[gnucash-br] Relatório de Investimentos

Gabriel Alves gabriel.marcelino em gmail.com
Sexta Setembro 30 16:38:43 EDT 2016

Boa tarde.

Gostaria de saber como vocês obtém relatórios do GnuCash para acompanhar a
evolução (ou involução) dos seus investimentos cadastrados e atualizados na
ferramenta. Eu tenho tido dificuldades, por isso compartilho minha dúvida
na lista.

Por exemplo, eu criei uma conta do tipo "Fundo Mútuo" para registrar um
fundo de investimento. Desta maneira consigo saber quantas cotas possuo bem
como o valor unitário e, por meio do editor de cotações consigo atualizar o
preço da cota (ainda que manualmente, pois espero um dia conseguir
automatizar este processo). Além disso, há a seguinte situação: Suponha que
na data X você comprou 100 cotas a R$ 1,00. Na data X + dias você comprou
mais 30 cotas a R$ 1,30. Passado algum tempo depois da última compra, o
valor da cota é de R$ 1,50. Suponha agora que você quer visualizar a
valorização em relação aos diferentes conjuntos de cotas, ou então que você
venda (ou deduza do IR) parte destas cotas e queira saber como o seu
patrimônio evoluiu (quanto você aplicou, quanto você ganhou), como vocês
fazem? Penso que, talvez, um conjunto de relatórios, com informações mais
detalhadas, seja necessário para isto. No entanto, os relatórios
disponíveis no GnuCash, a exemplo do "Portfólio de Investimentos", não
atendem ou eu não sei utilizá-los.

Agradeço a atenção de vocês.

--
Gabriel M. Alves