[gnucash-br] Usar ou nao Lotes com IR retido na fonte

Rafael Machado Casali rmcasali em gmail.com
Seg Abr 24 08:59:46 EDT 2017

Bom dia Daniel,

Esse controle é para uma conta de pessoa jurídica? Pois, eu não vejo
sentido de controlar o IR retido para contas de pessoas físicas. Não
uso essa informação para nada, nem para a declaração de ajuste anual
(apenas o valor líquido recebido).

Nunca usei esse recurso de "lotes" do gnucash. O ganho eu acompanho
através do "Relatório de Investimentos Avançado" e quando recebo algum
proventos com recolhimento de imposto, lanço apenas o valor líquido.

Bem, quanto aos fundos, eles tem o "come cotas". Nesse caso eu lançaria
a redução das cotas como um "Stock split" negativo sem valor, pois você
perdeu cota e não foi descontado do valor da mesma.

Bom, espero ter ajudado. Lembrando, tudo depende da profundidade do
controle que você quer ter. Vou realmente usar essa informação que irei
controlar?

Abs,
Rafael Casali