[gnucash-br] Usar ou nao Lotes com IR retido na fonte

Daniel Fonseca fonseca.daniel+gnucashbr em gmail.com
Seg Abr 24 17:36:59 EDT 2017

Concordo contigo quanto a questionar se há valor em acompanhar o IR retido.
Inicialmente minha intenção era de acompanhar tudo, pra comparar com
situações onde o imposto é diferente, mas não sei se o esforço vale a pena.

Lotes me pareceu adequado por causa do trabalho que é aferir o ganho
realizado em cada transação, mas aí me deparei com essa situação do IR.
Aliás, obrigado pela ótima idéia de usar o Stock Split, se eu desistir do
IR vai ser isso mesmo.

No momento estou tendendo a criar uma conta adicional única "resgates
pré-IR", onde cairia qualquer liquidação de cota de qualquer fundo,
incluindo os come-cotas. A partir dela eu distribuiria o valor entre a CC e
o IR. Isola a conta da CC, e permite o uso dos lotes.

Talvez eu devesse chamar um colega contador pra conversar :)