[gnucash-br] Dúvidas em Lançamentos: FGTS, Consórcio/Financiamento, Previdência

Guilherme Goettems Schneider guigs81 em gmail.com
Qua Abr 26 15:36:53 EDT 2017

Interessante, mas é uma questão de perspectiva mesmo.

O que você falou que não quer considerar como Receita (FGTS e programa de
previdência) eu vejo como receita sim.

Já tudo que você descreveu que quer ver como Despesa eu vejo como não
despesa, pois como você mesmo disse, são movimentações de ativos.

Uma coisa que eu gosto do GnuCash é justamente isso, ele te faz ver que o
que parece despesa e não é e o que não parece receita e é. Pelo menos eu
gosto de ver as coisas assim.

Mas entendo que de certo ponto de vista mais prático, de fluxo de caixa
digamos assim, seria interessante ter um relatório considerando essas
compromissos que você falou como despesa e não considerando certas receitas
que você nem ve a cor do dinheiro. Você pode tentar isso com customizando
relatórios. Remover algumas subcontas de receitas é fácil, é só
desmarcá-las na configuração do relatório. Já para somar essas
movimentações de Ativos junto com despensas eu não sei. Vamos ver se o
pessoal tem alguma dica.

Guilherme