[gnucash-br] Problema na importação de arquivo OFX [RESOLVIDO]

Abinoam Jr. abinoam em gmail.com
Seg Fev 13 22:41:58 EST 2017

Pessoal,

RESPOSTA CURTA:

O Santander gera arquivos ofx corrompidos com FITIDs duplicados.
A solução mais grosseira e rápida é deletar todas as linhas dos FITIDs
e tentar importar novamente. O Gnucash vai mostrar todas as transações
e vai destacar as que são novas das duplicadas.

RESPOSTA LONGA:

Estou tentando voltar a usar o Gnucash e também estou tendo problemas
para importar os extratos no formato .ofx do santander. Mas acho que
já "matei" a charada. Como sempre, o problema não está no Gnucash. O
problema é no Santander mesmo.

Como bem percebeu Daniel Victoria nesse mesmo thread, as transações
nos arquivos ofx possuem um campo chamado <FITID> que significa
Financial Institution Transaction ID. Pelo padrão ofx esse campo tem
que ser unívoco dentro do escopo da transação. Ou seja, se você está
importando um extrato de uma conta corrente NENHUMA transação dessa
conta corrente pode ter FITID igual à outra. E para que serve o FITID?
Exatamente para detectar transações duplicatas. Ou seja, se você
tentar importar uma transação que tenha um FITID igual à outra
transação que já esteja cadastrada no gnucash, ele NEM MOSTRA ela na
tela de importação, porque entende que, pelo padrão, são a MESMA
transação (já que possuem o mesmo FITID).

Bem, os meus extratos da conta corrente do Santander pessoa física
retirados hoje (13/01/2017) no formato OFX estão vindo com FITIDs
duplicados. Pode estar acontecendo em outras instituições financeiras
também.

SOLUÇÃO:

A solução (quebra-galho) é até bem simples. Basta remover todas as
linhas de <FITID> que as transações são mostradas na tela de
importação. E mais, o Gnucash é _inteligente_ o suficiente para
indentificar as transações duplicadas e elas aparecem em verdes para
serem apenas "reconciliadas" (atualizadas e não duplamente
importadas).

Quer mais detalhes?

Algumas transações no ofx do Santander possuem um FITID "genuíno" que
funciona. Para outras, parece que o FITID é atribuído de forma
sequencial.
Algo do tipo:
00041302
00051302
00061302

Perceba o final 1302 já que hoje é dia 13/02.

O problema é que quando eu importo o extrato de Dezembro de 2016 por
exemplo, ele faz a mesma coisa e "gera" esse número sequencial que
acaba sendo unívoco *dentro de um mesmo extrato* mas não é unívoco
dentro de uma mesma conta.

Gostaria muito do feedback de vocês para saber se mais gente teve o
mesmo problema que eu e se esse quebra-galho funcionou para vocês.

Um abraço a todos,
Abinoam Jr.