[gnucash-br] Vendendo ações / títulos

Rafael Machado Casali rmcasali em gmail.com
Sex Mar 17 07:31:43 EDT 2017

Olá Daniel,
Bem, não queria detalhar tanto, mas vamos lá:
Na primeira opção, fazia para as minhas Debêntures. Neste caso, em
minha conta aparece 3 itens:- Resgate TITULO (valor que paguei) ,
+AAA,AA- Atualização Monetária/ Juros, +BBB,BB- IR , -CC,CCAí
contabilizo o lucro com a diferença BBB,BB-CC,CC. Não fico levando o IR
para uma  conta especial, poderia se quisesse comparar com os informes
de rendimento para o IR.Como sempre declaro o que está no informes, não
vejo necessidade de ter esse controle. Agora, faço tudo pelo preço do
ativo.  (minha segunda opção).
Na segunda opção, uso mais para os Títulos Públicos. Eu lanço quantos
títulos eu estou vendendo e o líquido que recebi e deixo para o Gnucash
calcular o preço do ativo.Aí no "Relatório de Investimentos Avançados"
aparece o "Ganho Realizado" (fica mais fácil de ver quando vende tudo).
Novamente, não tenho a necessidade do controle deste ganho/lucro em uma
conta a parte.
Ficou um pouco mais claro? Há, as taxas eu lanço como um item a mais
nos splits da compra. Já na venda, isso é embutido no preço que o
gnucash calcula.
Abs,Rafael Casali