[gnucash-br] Inserir anexos na marra

Victor Biasi biasi.adm em gmail.com
Ter Maio 9 17:52:33 EDT 2017

Boa noite amigos, não sei quanto a vocês, mas eu gosto de manter um
registro dos comprovantes de pagamento, pois as vezes uma conta é paga
“acidentalmente” duas vezes por cobranças indevidas, andei pesquisando como
inserir anexos no GNUcash, porém (como já esperava) o nosso amigo GC não
permite, porém como sou brasileiro, pensei numa gambiarra que acredito que
pode ser útil para alguns.
Quando quiser inserir um comprovante, pode-se colocar escaneado no Evernote
(ou seu gerenciador de arquivos favorito), daí tira-se o link público da
nota, com o link público basta colar no “notas” da transação
(Para quem não sabe que campo é esse, basta ativar em “Ver > Linha Dupla” e
desativar logo depois para voltar ao normal)
O link fica em formato texto, mas fica possível colar no navegador e no
futuro ver o comprovante.

Sei que alguns amigos poderiam argumentar que o Evernote já poderia ser o
gerenciador completo dos recibos, evitando o re-trabalho de adicionar no
GC, mas minha lógica foi em facilitar uma busca futura, nunca sabemos o
estado de espirito que podemos estar na necessidade, então se houver mais
caminhos para o mesmo resultado, ao meu ver, é melhor.

E vocês camaradas, possuem algum outro método com “recibos e orçamentos”
que desejam guardar?