[gnucash-br] Etiquetas (Tag’s)

Danilo Freitas da Costa danfcosta em gmail.com
Ter Maio 9 22:04:23 EDT 2017

Victor,

O primeiro ponto é você definir a suas "categorias" (contas) de despesa,
além das contas do Ativo de onde serão registradas as transações.

Vamos a um exemplo:

Suponha que você faz um saque de sua conta corrente no valor de R$ 1.000,00.

Desse valor você gastou:
- R$ 300,00 de combustível
- R$ 200,00 de alimentação
- R$ 500,00 de hospedagem

O GnuCash permite que você "divida" a transação em vários "sub-lançamentos"
(transação dividida).

Desta forma você terá um lançamento dividido similar a:

Ativo:Conta-corrente - Crédito - R$ 1.000,00
Despesa:Combustível - Débito - R$ 300,00
Despesa:Alimentação - Débito - R$ 200,00
Despesa:Hospedagem - Débito - R$ 500,00

Observe que o valor de crédito é igual ao valor de débito e todas as
transações devem respeitar isto. É o funcionamento base do GnuCash
(conceito das partidas dobradas: para todo crédito há débito de igual valor
- e vice-versa).

Atenciosamente,

*Danilo Freitas da Costa*