[gnucash-br] Como mudar o idioma do Gnucash para português/BR?

Adonay Felipe Nogueira adfeno em hyperbola.info
Qui Nov 30 07:35:38 EST 2017

Olá Somone,

Estive testando a minha cópia do GnuCash nestas últimas semanas também,
e agora me pergunto qual sistema operacional você tem no computador com
GnuCash? Por exemplo:

- Dispositivos móveis (celulares e tablets): Replicant, Android, iOS;

- Computadores de mese e portáteis: GNU + Linux (vários, informal qual),
  Windows, macOS.

Interessantemente, instalei o meu usando GNU Guix e o idioma já veio
correto...

Se estiveres usando uma (das várias) distribuição do sistema operacional
GNU, certifique-se ter um arquivo de tradução em:

/usr/share/locale/pt_BR/LC_MESSAGES/gnucash.mo

Para saber se esse arquivo existe, e se estiveres usando uma das várias
distribuições do sistema operacional GNU que tenha um explorador de
arquivos, então você pode fazer o seguinte:

1. Abra o explorador de arquivos (seja abrindo sua pasta pessoal ou
   chamando ele manualmente);

2. Pressione Ctrl + L (isso diz ao explorador de arquivos para abrir uma
   caixa de digitação para que você informe o local para onde deseja
   ir). Se essa caixa não aparecer, avise; ou procure como abrir ela;

3. Com a caixa aparecendo, digite o local mencionado anteriormente;

Isso deve te levar ao local correto caso o arquivo exista.

Se ele existir, então é um problema de configuração do idioma geral do
sistema, não do GnuCash. De forma simplificada, isso se resolve
editando/alterando as configurações do sistema no painel de
controle. Podem existem outras formas --- ou não ---, mas isso depende
de qual sistema operacional estamos lidando.

Lembrando que ainda não fui informado do sistema operacional em uso, nem
a versão do GnuCash, por isso minhas recomendações aqui assumem caráter
genérico, com dicas específicas para quem usa uma distribuição de GNU +
Linux.

2017-11-14T16:01:33+0000 Simone Bornhold wrote:
> Como proceder para alterar o idioma do Gnucash para português/BR?

- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com
  gratis).
- "WhatsApp"? Ele não é livre. Por favor, veja formas de se comunicar
  instantaneamente comigo no endereço abaixo.
- Contato: https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#vCard
- Arquivos comuns aceitos (apenas sem DRM): Corel Draw, Microsoft
  Office, MP3, MP4, WMA, WMV.
- Arquivos comuns aceitos e enviados: CSV, GNU Dia, GNU Emacs Org, GNU
  GIMP, Inkscape SVG, JPG, LibreOffice (padrão ODF), OGG, OPUS, PDF
  (apenas sem DRM), PNG, TXT, WEBM.