[gnucash-br] Como tirar o TIR dos investimentos?

rmcasali em gmail.com rmcasali em gmail.com
Ter Ago 7 07:15:29 EDT 2018

Bom dia Victor,

Não vejo muito sentido de calcular a TIR, isso envolveria todos os
aportes e retiradas que você fez no investimento, além de ter de
controlar a data de cada uma dessas movimentações.

Além do mais, esse retorno que aparece no relatório é sobre o último
valor do ativo (atualizado ou não) e não o que será necessariamente
efetivado.

Minha recomendação é exportar esse relatório para uma planilha e lá
colocar uma data de controle e calcular a sua rentabilidade mensal,
anual, diária, aquela que você preferir.

Outro problema que vejo, em meus investimentos, eu coloquei a data que
comecei a usar o gnucash como aporte inicial, mas já tinha os
investimentos anteriormente. Neste caso, a minha TIR ficaria
distorcida.

Acho que não ajudei muito. Mas precisando...

Abraços,
Rafael Casali