14.3. Fornecedores

Um fornecedor é uma empresa ou pessoa a quem se compra bens ou serviços. Os fornecedores devem estar registados dentro do sistema A/P.

14.3.1. Novo

Para registar um novo fornecedor, seleccione NegóciosFornecedor Novo fornecedor . Preencha as informações gerais sobre o fornecedor, tais como nome da empresa, morada, telefone, fax, etc. Abaixo está uma lista das outras opções:

Esta é a aparência da janela Novo fornecedor:

Figura 14.1. Janela Novo fornecedor

Janela Novo fornecedor

14.3.2. Localizar e editar

Para procurar um fornecedor existente, utilize NegóciosFornecedor Localizar fornecedor . Seleccione um fornecedor para Ver/Editar a partir dos resultados da procura. Esta janela é também utilizada para procurar um fornecedor ao inserir facturas e processar pagamentos.

Figura 14.2. Janela Novo fornecedor

Janela Novo fornecedor

Se muitos fornecedores corresponderem aos critérios de procura que fornecer, a procura pode ser refinada através da execução de uma procura adicional dentro dos resultados actuais. O conjunto de resultados actuais é procurado quando o botão Refinar procura actual é clicado. De facto, o GnuCash selecciona esta opção por si depois de ter efectuado a procura inicial.

Se o fornecedor que procura não corresponde aos critérios de procura fornecidos, altere a procura clicando em Nova procura e depois em Localizar. O passo relevante é Nova procura. Se o fornecedor não estiver no resultado da procura original e procurar apenas dentro deste conjunto, o fornecedor não será encontrado, independentemente dos novos critérios.

Nota

Para obter uma lista de todos os fornecedores registados activos, defina o critério de procura como satisfaz expreg e ponha um único ponto . no campo de texto. Certifique-se de que marca Procurar apenas em dados activos e clique em Localizar. A expressão regular . significa corresponder a tudo.