12.1. Hierarquia de contas

Há muitas formas diferentes de estabelecer uma hierarquia de contas empresariais. Pode começar com a configuração de contas empresariais disponível a partir do assistente da nova hierarquia de contas, ou pode construir uma manualmente. Para aceder às contas comerciais pré-construídas, inicie o GnuCash e clique em FicheiroNovo ficheiro e prossigua até ver a lista de contas disponíveis, seleccionando depois Contas empresariais.

A hierarquia de contas empresariais pré-construída não vai satisfazer exactamente as suas necessidades. Precisará de fazer ajustamentos na hierarquia de modo a satisfazer as suas necessidades particulares. Contudo, deve estar suficientemente próximo para começar.

Para usar o sistema integrado de contas a receber do GnuCash, é necessário primeiro criar uma conta especial (geralmente uma sub-conta em Activos) para registar transacções de contas a receber. Esta conta deve ser definida com o tipo de conta A/Receber. O GnuCash utilizará esta conta para registar transacções relacionadas com o sistema integrado de contas a receber.

Para usar o sistema integrado de contas a pagar do GnuCash, é necessário primeiro criar uma conta (normalmente uma sub-conta em Passivo) para realizar transacções de contas a pagar. Esta conta deve ser definida com tipo de conta A/Pagar. O GnuCash utilizará esta conta para colocar transacções relacionadas com o sistema integrado de contas a pagar.

Hierarquia básica de contas A/R e A/P:
	
	-Activos
	   -Contas a receber
	   -À ordem
	-Despesas
	  ...(conforme necessário)
	-Receitas
	   -Vendas
	-Passivo
 	   -Contas a pagar
	   -Impostos
       -Impostos sobre as compras
       -Impostos sobre as vendas
	

É necessário acrescentar contas adicionais a esta hierarquia para que seja útil.

Nota

Não é necessário criar uma conta A/R individual para cada cliente. O GnuCash mantém um registo de clientes internamente e fornece relatórios por cliente com base no rastreio interno. O mesmo se aplica a contas A/P e fornecedores.

Nota

Se lida com clientes em mais do que uma moeda, necessitará de uma conta A/Receber separada para cada moeda.

Se lida com fornecedores em mais do que uma moeda, necessitará de uma conta A/Pagar separada para cada moeda.

Nota

Transacções envolvendo uma conta Contas a Receber ou Contas a Pagar não devem ser adicionadas, alteradas ou eliminadas de qualquer outra forma que não seja através de emissão/anulação de facturas/vales ou processamento de pagamentos!