12.5. Definir condições de facturação

Os termos de facturação podem ser utilizados para determinar a data de vencimento do pagamento e servir de guia para determinar o desconto para pagamento antecipado de facturas de clientes ou fornecedores.

Nota

A partir do GnuCash 2.6.7, os termos de facturação são apenas parcialmente suportados. A data de vencimento é calculada utilizando os termos de facturação mas o montante do desconto não é.

O desconto para pagamento antecipado de facturas não está implementado. Há 2 formas de o fazer, embora nenhuma seja recomendada e o aconselhamento profissional deve ser utilizado para confirmar que os regulamentos estão a ser cumpridos:

  • depois de criar e lançar um pagamento para a totalidade da factura, editar manualmente a transacção de pagamento (geralmente fortemente desencorajada) e dividir o pagamento, reduzindo o montante do desconto e criando uma parcela compensatória numa conta de receita (desconto);

  • alternativamente, após criar e emitir um pagamento para o montante descontado, criar uma nota de crédito para o desconto, utilizando uma conta específica de rendimentos de vendas negativos (desconto) para a conta de transferência.

Pode especificar as condições de facturação em cada factura. As condições de facturação serão predefinidas a partir das condições de facturação do cliente ou do fornecedor.

As condições de facturação são geridas utilizando o editor de condições de pagamento, que é acedido através do menu NegóciosEditor de condições de pagamento .

Figura 12.4. Editor de condições de pagamento

Editor de condições de pagamento

Figura 12.5. Nova condição de pagamento

Nova condição de pagamento