Capítulo 19. Associações Python

O GnuCash historicamente foi sempre uma aplicação tradicional, no sentido em que a abre, a utiliza para manipular os seus dados financeiros através das janelas disponíveis, guarda os seus dados e fecha as janelas novamente. Isto tem a limitação inerente de só se poder fazer o que quer que seja que as janelas, menus e barras de ferramentas lhe permitem fazer.

Por vezes pode ser necessária um pouco mais de flexibilidade. Por exemplo, precisa de um relatório com apenas um pouco mais de informação do que os relatórios incorporados fornecem, ou pretende automatizar uma acção frequentemente recorrente. Tais manipulações personalizadas são candidatos ideais para escrever numa ou noutra linguagem de scripting.

A partir do GnuCash versão 2.4 pode escrever micro-programas em Python para manipular os seus dados financeiros.

Importante

As extensões Python são uma característica opcional que cria dependências adicionais. Para poder usar programas em Python, o GnuCash tem de ter sido compilado com a opção cmake -DWITH_PYTHON=ON … activa, caso contrário tudo o que se segue não funciona. Actualmente, esta opção não está activada por predefinição, por isso, se precisar disto, poderá ter de compilar o GnuCash da própria fonte. Mas algumas distribuições oferecem-na também como um pacote separado com um nome como python[versão]-GnuCash

As extensões Python vêm com alguns programas prontos a usar. Este capítulo mostra-lhe como utilizar alguns deles.