8.8. Dividendos

Algumas companhias e/ou fundos de investimento pagam dividendos periódicos aos acionistas. Os dividendos são tipicamente dados de uma de duas formas, ou são automaticamente reinvestidos na mercadoria ou são pagos em dinheiro. Os fundos de investimento são muitas vezes configurados para reinvestir automaticamente os dividendos, enquanto os dividendos das acções comuns são normalmente pagos em dinheiro.

8.8.1. Dividendos em dinheiro

Se o dividendo for pago em dinheiro, deve registar a transacção na conta do activo que recebeu o dinheiro, como receita de Receitas:Dividendos. Adicionalmente, se quiser ligar o dividendo em dinheiro a uma acção em particular, junte uma parcela fictícia à conta da acção com quantidade 0, preço 1 e valor 0.

A título de exemplo, considere o seguinte: os dividendos depositados em dinheiro na conta Corretor com uma ligacção à conta da acção.

Figura 8.21. Exemplo de transacção com dividendos em dinheiro

Exemplo de transacção com dividendos em dinheiro

Uma imagem do diário da Conta na correctora após uma série de dividendos ser recebida em dinheiro.


Nota

Se quiser controlar dividendos por acção, terá de criar uma conta Receitas:Dividendos:SÍMBOLO_AÇÃO para cada acção que possui que pague dividendos.

8.8.2. Dividendos reinvestidos

Se recebe os dividendos na forma de reinvestimento automático, a transacção deve ser gerida dentro da conta de acção/fundo de investimento como Receitas:Dividendos para o número apropriado de acções reinvestidas. Este tipo de conta de reinvestimento é muitas vezes referida como DRIP (Dividend Re-Investment Program).

Como exemplo, vejamos a seguinte compra de acções NSTAR (NST) com os dividendos reinvestidos numa conta DRIP. As transacções de reinvestimentos de fundos devem ser feitas de igual forma.

Comece com a compra de 100 acções a 3 de Janeiro de 2005, todos os dividendos serão reinvestidos e crie uma conta para controlar os dividendos desta acção específica. Se o primeiro dividendo for de 0,29€; por acção, insira 53,28 (preço de compra + dividendo) no Preço da acção e 100*0,29 na Compra. O GnuCash calcula o correspondente número de acções

Figura 8.22. Exemplo de transacções de reinvestimento

Exemplo de transacções de reinvestimento

Imagem do diário da conta de acções da NST após o reinvestimento de dividendos