[gnucash-br] GnuCash mereceria apoio e difusão

Abinoam Jr. abinoam em gmail.com
Quarta Janeiro 20 04:02:06 EST 2010

Caro Marco,

A maioria das "falhas" graves que você verá ao tentar usar o GnuCash
são falhas dos bancos e instituições financeiras.
Acredite em mim. Eles não seguem o padrão .ofx a risca.

Para fazer o download do padrão http://www.ofx.net/DownloadPage/Downloads.aspx
No site http://www.ofx.net tem muita informação.

Na página 186 desse .pdf (padrão) que te indiquei fala:

--- +++ ---
11.3.1 Banking Account <BANKACCTFROM> and <BANKACCTTO>
OFX uses the Banking Account aggregates to identify an account at an
FI. The aggregates contain enough
information to uniquely identify an account for the purposes of
statement download, bill payment, and
funds transfer. <CCACCTFROM> identifies credit card accounts; see
section 11.3.2.
<LOANACCTFROM> identifies loan accounts; see section 11.3.7.
--- +++ ---

"uniquely identify an account" !!!
(unívocamente identificar uma conta)

Lá tem um <ACCTTYPE> que pode ser usado para
CHECKING   Checking
SAVINGS    Savings
MONEYMRKT  Money Market
CREDITLINE Line of credit

Tenho quase certeza que se o .ofx do colega Wellington tivesse um
<ACCTTYPE> marcado como "SAVINGS" (POUPANÇA) o GnuCash iria saber
diferenciar as duas contas.

Ou se o banco gerasse um número de conta diferente para cada conta
poupança, (alguns fazem isso) com certeza não haveria problema.

Já tive outros problemas do mesmo tipo. Certa vez o banco me gerava
"ID"s IGUAIS para transações de pagamento por débito automático
(independentemente de eu ter 12 dessas por ano). O GnuCash, seguindo
o padrão, entendia que transações com IDs iguais (e valores iguais)
eram a mesma transação com uma data corrigida.

Eu imagino que o pessoal do GnuCash não tem tempo (nem dinheiro) para
sair adaptando o software para TODOS os bancos que NÃO seguem o
padrão. Isso não é só problema deles. A maioria desses .ofx mal
gerados também não são bem entendidos pelo Microsoft Money.

Um software que conseguiu importar uns .ofx "corrompidos" que eu tinha
foi o http://www.financedesktop.com.br/.
Ele é feito para o Brasil, imagino que por isso já deva levar em conta
as falhas de cada banco.
É bem mais fácil adaptar para um número reduzido de bancos.
Mas... Não roda em Linux, então... f...-se!

Com o exemplo do Finance Dektop, imagino que uma solução para o
Gnucash seria eles fazerem um arcabouço para "filtros" customizáveis.
Ou seja, agente aqui do Brasil ia identificando as falhas dos bancos e
desenvolvendo filtros específicos para o Santander, Banco Real, Banco
do Brasil, etc...

Juntamente com isso, fazendo "abaixo assinados" para que os bancos
consertem seus engines/bibliotecas de geração de .ofx.

[]s