[gnucash-br] Fwd: Uso de cartão de crédito parcelado

Leandro Costa Silva leandrocosta.silva em gmail.com
Sexta Março 12 13:51:01 EST 2010

Boa tarde.

Eu lanço o valor total do financiamento e na descrição eu coloco que
parcelei em x vezes de tanto e todo mês debito manualmente da minha
conta corrente.

De: Denis L. Raigorodschi <raigorodski em gmail.com>
Data: 12 de março de 2010 14:02
Assunto: Re: [gnucash-br] Uso de cartão de crédito parcelado
Para: gnucash-br em gnucash.org

Eu acho melhor lançar a primeira parcela no passivo do cartão com
agendamento mensal das parcelas subsequentes. Seguindo seu exemplo:

ITAUCARD VISA

                                                             pagto -
cobrar -   saldo
(dia da compra)   -   compra de bem X (parcela 01 de 10) - (conta a
qual se refere o bem) - xxxxx -  200,00 -   200,00 (negativo)

No dia do vencimento do cartão eu faço uma transferencia de uma conta
da qual sai o dinheiro para pagamento da fatura do cartão, voltando o
saldo da conta do cartão zerado (se pago o valor total da fatura),
positivo (pago valor a mais da fatura) ou negativo ( valor a menos da
fatura), nesse caso vai ser preciso lançar no próximo mes os encargos
contratuais e juros mensais do cartão. Podem ocorrer alguma
dificuldades com as datas de compras x vencimento do cartão, nesses
casos eu mudo a data da compra já que o mais importante é o vencimento
do cartão.

Em 12 de março de 2010 10:01, Hortencio Peregrino
<hortencio.peregrino em gmail.com> escreveu:

> Gostaria de saber como vocês tratam o parcelamento de cartão de crédito. Por exemplo, fiz uma compra no valor de R$ 1.000,00 no cartão Visa, dividido em 5x sem juros. Atualmente faço um lançamento da seguinte forma:
>
> DD/MM/AAAA - Local da compra - Compra de bem X.
>
> Debito despesa de R$1.000,00
> Credito Passivo - Cartão de crédito R$ 200,00
> Credito Passivo - Cartão de crédito R$ 200,00
> Credito Passivo - Cartão de crédito R$ 200,00
> Credito Passivo - Cartão de crédito R$ 200,00
> Credito Passivo - Cartão de crédito R$ 200,00

> [...]

Sem mais,
Denis L. Raigorodschi
Computer Network Engeneer
supernova.tecno em gmail.com