[gnucash-br] Contas parceladas no cartão de crédito e previsão de receitas/despesas futuras

José Romildo Malaquias j.romildo em gmail.com
Quinta Dezembro 1 07:07:02 EST 2011

Gostaria de usar o GnuCash para registro/controle de finanças
domésticas. Porém estou tendo dificuldade em planejar o lançamento de
compras parceladas no cartão de crédito.

Gostaria de ter um controle onde eu possa verificar as transações
futuras previstas. Seria um relatório constando as despesas e receitas
previstas mês a mês dentro de um determinado período (futuro). Por
exemplo, eu gostaria de saber qual é a receita e a despesa prevista para
dezembro de 2011, e para janeiro e fevereiro de 2012.

Por exemplo, digamos que em 10/dez/2011 eu faça uma compra de um
aparelho no valor de R$1000,00 usando o cartão de crédito com pagamento
parcelado (sem juros) em 4 vezes de R$250,00. A fatura do cartão vence
todo dia 15, e é fechada com 10 dias de antecedência (ou seja, no dia
5). Então estas parcelas serão lançadas nas faturas com vencimento no
dia 15 dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Observe que se a
compra fosse feita no dia 04/dez/2011 as parceladas seriam lançadas nas
faturas com vencimento no dia 15 dos meses de dezembro, janeiro,
fevereiro e março.

Como fazer estes lançamentos no GnuCash de forma que:

* a data da compra seja preservada

* seja possível emitir algum relatório das transações futuras, constando
  que em janeiro eu tenho que pagar a primeira parcela, em fevereiro a
  segunda, e assim por diante

Alguma dica?

Romildo