[gnucash-br] Contas a Receber e o Fluxo de Caixa

Guilherme Possebon de Oliveira guilhermepossebon em gmail.com
Domingo Março 25 09:27:33 EDT 2012

Pessoal,

Estou com um pequeno problema, talvez eu tenha esquecido de flegar alguma
coisa ou configurar uma conta que criei.

Criei uma conta de contas a receber, para controlar as despesas que paguei
para outras pessoas. Porém, quando emito um relatório de contas a receber,
essa despesa momentânea que tive não aparece.
Por exemplo: fiz uma simulação como se eu tivesse tirado R$ 300,00 da conta
corrente e aumentado no contas a receber. Quando emito o fluxo de caixa,
ele permanece o mesmo de antes dessa transação simulada.

Outra transação que está estranha no fluxo de caixa é quando realizo o
pagamento de despesa através do cartão e registrando o valor no contas a
receber.
Por exemplo: fiz o pagamento de um restaurante para um amigo no valor de R$
100,00 e ao invés de registrar uma despesa com alimentação, eu registrei um
contas a receber, pois esse valor será futuramente reembolsado. Quando
emito o fluxo de caixa do período, mesmo o valor não tendo sido pago ainda,
o relatório considera o aumento no contas a receber como uma entrada de
dinheiro.

Não estou conseguindo inverter essa interpretação do programa para a
variação no contas a receber. Alguém teve problema semelhante ou o
relatório está tratando corretamente as variações no contas a receber?

Grato,
Guilherme