[gnucash-br] Ajuda [duvida GNUCash]

Andre Mateus Gava amgava em outlook.com
Terça Janeiro 15 12:12:38 EST 2013

Boa tarde Danillo,

Não é normal você ficar com valores negativos como relatou. O que pode estar
ocorrendo (e tenho quase 100% de certeza que é) é que você está lançando um
crédito na conta que deveria lançar um débito. No caso de uma conta de
ativo, a natureza contábil desta conta é de débito, portanto para fazer o
saldo aumentar você deve lançar um débito.

É um pouco confuso pois foge do senso comum (equivocado) de crédito e débito
que estamos acostumados a ver no dia a dia.

Leia os artigos que tratam justamente deste assunto para esclarecer mais
sobre esta explicação.

O estigma do débito e crédito da nossa conta bancária
http://amgava.wordpress.com/2012/03/18/o-estigma-do-debito-e-credito-da-noss
a-conta-bancaria/

Contas – Natureza de cada um dos tipos
http://amgava.wordpress.com/2012/03/11/contas-natureza-de-cada-um-dos-tipos/