[gnucash-br] Aplicações em fundos

Guilherme Goettems Schneider guigs81 em gmail.com
Terça Dezembro 2 06:56:47 EST 2014

Daniel,

Sim, os investimentos são contas dentro de ativos. Porém o "tipo da conta"
pode ser Banco, Ação ou Fundo Mútuo.

No caso da poupança eu crio uma conta do tipo Banco e registro os
rendimentos como receitas de juros.

Já para fundos que usam sistema de cotas ou ações, eu uso uma conta de
Fundo Mútuo (ou Ação) e crio um novo título. Depois uso o editor de
cotações para manter o valor das cotas/ações atualizado. Para registrar
ganhos e perdas é mais complexo, veja em
http://www.gnucash.org/docs/v2.6/C/gnucash-guide/invest-sell1.html.

Não existe integração com bancos no Brasil. Somente via importação de
arquivos ofx mesmo.

Guilherme