[gnucash-br] Dúvidas em Lançamentos: FGTS, Consórcio/Financiamento, Previdência

Danilo Freitas da Costa danfcosta em gmail.com
Qua Abr 26 10:16:31 EDT 2017

Prezados, bom dia!

Comecei a usar, há pouco tempo, o GnuCash. Venho de um histórico de
controle que envolveu vários anos em váriass ferramentas (MS Money,
Quicken, FinanceDesktop e JFinanças), além de planilhas com basntante
complexidade e gráficos!

No GnuCash já estruturei quase todas as minhas as coisas e migrei os dados
(de outras aplicações e planilhas) do ano corrente (2017) para ele.

O que consegui fazer tranquilamente e já está em pleno funcionamento:

- Controle das Contas Corrente
- Controle de Investimentos (Renda Fixa e Variável)
- Controle de Cartão de Crédito (usei a mesma sistemática que já uso -
compras parceladas lanço como transações futuras)
- Orçamento
- Relatórios diversos
- Transações simples, divididas, agendadas

MAS, estou com algumas dificuldades nos cenários que descrevo abaixo. Creio
que estão mais relacionados aos conceitos do que à ferramenta.

Vamos à eles:

1) FGTS

Sou funcionário CLT e, portanto, possuo saldo de FGTS e depósitos mensais
pelo emppregador.
No GnuCash, criei uma conta de Ativo para ele e uma conta de Receita no
qual realizo os registros.
Porém, essa abordagem não está legal. Pois isto não é uma receita que deve
compor o meu demonstrativo de receitas.
Qual melhor maneira de manter esse controle?

2) Consórcio Imobiliario

Possuo um consórcio já há alguns anos e um imóvel que foi adquirido através
dele.
Tenho o imóvel registrado como Ativo (saldo inicial vindo do PL) e o saldo
do consórcio registrado no Passivo.
Até aí OK.
O pagamento do valor principal (amortização) é tratado como transferência
entre minha conta corrente e a conta do consórcio. Ou seja, movimentação
entre o Ativo e o Passivo.
No entanto, seria interessante se a saída do valor fosse registrada na
árvore de despesas, para compor o meu demonstrativo de Receita / Despesa.
Estou com dificuldade de registrar meu Orçamento no GnuCash por conta de
situações como esta.
Que sugerem?

3) Financiamento

Também possuo um antigo financiamento estudantil (que já termina esse ano)
e estou usando a mesma sistemárica sistemática do item anterior, com a
mesma dificuldade.
Caso o comportamento seja diferente da solução do item anterior, o que
sugerem?

4) Previdência Privada

4.1) Contribuição Independente

Tenho uma previdência privada que contribuo com baixo valor já há "uma
centena" de anos. Portanto, pretendo mantê-la!
Criei uma conta de Ativo para ela e as contribuições estão sendo tratadas
como transferênia entre contas de Ativo (Conta Corrente x Conta da
Previdencia).
A dificuldade neste item é a mesma descrita no item 2. Ele não entra como
Despesa!

4.2) Contribuição Mista: Eu + empregador

A empresa que trabalho possui um progama de previdência na qual ela coloca
100% do valor que eu coloco.
Esse desconto já é realizado diretamente no meu contra-cheque, o qual
detalho no GnuCash cada item do mesmo.
Criei uma conta igual do item 4.1 que recebe esses valores de ambas as
partes.
O primeiro ponto deste cenário é que o desconto feito no meu contra-cheque
deveria ser considerado uma Despesa, mas entra, também, como movimentação
entre contas do Ativo. Como configurar isso como Despesa?
O segundo ponto é: a conta, além do valor que eu coloco, recebe um valor do
meu empregador. Esse valor não pode entrar como Receita, pelos mesmos
motivos do item 1 (FGTS). Como solucionar?

Sei que é uma enxurrada de coisas, que já queimei bastante pestana e não
consegui alternativas que atendam aos meus anseios.
Acredito que solucionando esses pontos, conseguirei usar plenamente
(conforme minhas necessidades) o GnuCash, que já de cara, não penso em
mudar.

Desde já agradeço!

Att,
Danilo