[gnucash-br] Geração notas e cupons fiscais impressos ou eletrônicos em conformidade com padrões brasileiros

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Qui Maio 4 11:21:20 EDT 2017

Olá pessoal! :)

Gostaria de saber se é possível gerar notas e cupons fiscais impressos
ou eletrônicos em conformidade com padrões brasileiros?

Sei que o GnuCash tem a função de gerir notas fiscais, mas gostaria de
saber se ela está em conformidade com padrões brasileiros? Eu não sei
exatamanete o nome das normas, nem se elas possuem variações estaduais e
municipais, pois não sou contador, nem desenvolvedor de /software/
(apesar de auxiliar em questões sobre licenciamento e verificação de
dependências), mas como ativista do software livre aqui no Brasil, me
preocupo com essa possível limitação (mesmo que temporária).

Como disse, o GnuCash tem função de gerir notas fiscais, como
documentado na versão inglesa, pelo menoas na seção 7.4, de seus manuais
em
[[https://www.gnucash.org/docs/v2.6/C/gnucash-help/busnss-ar-invoices1.html]]. Porém,
a documentação em português não possui a seção 7 inteira, como pode ser
visto em
[[https://www.gnucash.org/docs/v2.6/pt/gnucash-help/chapter_busnss.html]]. Como
se observa nesta última referência, os portugueses estão sendo obrigados
a não usar o GnuCash para gestão de pequenas empresas. Assim, eles como
são os únicos tradutores para o português, decidiram se abster de
traduzir a seção 7 inteira. Assim, pergunto se alguém conhece pessoa
(contador, desenvolvedor de /software/, ou pessoa capaz de avaliar
conformidade com normas) que tenha informações sobre a conformidade do
GnuCash e como podemos melhorar ele?

Adicionalmente, existe a possibilidade de gerar as notas fiscais
eletrônicas através do Stoq, através da importação do arquivo de
finanças do GnuCash, apesar de que penso que isso serve apenas para
importação, e não para exportação, como indicado no arquivo de tradução
para português brasileiro do Stoq em
[[https://github.com/stoq/stoq/blob/master/po/pt_BR.po]].

Por último, gostaria de saber se existem pessoas dispostas a pagar para
um grupo de desenvolvedores do GnuCash para que estes façam os
aprimoramentos necessários. Além disso, pergunto quem gostaria de
participar de tal grupo de desenvolvedores (ou quem conhece pessoas para
fazer isso). Eu por exemplo, me candidato como verificador de
conformidade com licenças de /software/ livre e de outros trabalhos em
geral, para tentar garantir que o resultado siga sendo /software/ livre.

Respeitosamente, Adonay.
--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com