[gnucash-br] Relatório de Itens Faturados

Eduardo Estefano Neto eduardo.estefano.neto em gmail.com
Qui Nov 16 07:26:23 EST 2017

Excelente Adonay. Podemos sim tentar entrar em contato com um desenvolvedor.

Eu continuarei usando a ferramenta. Eu uso tanto para fins particulares
quanto para alguns clientes para os quais eu faço consultoria. Em um desses
clientes surgiu a necessidade de controlar cheques recebidos. Este cliente
tem uma particularidade onde o cliente dele paga antecipado com vários
cheques e depois vai sendo faturado os produtos e dando baixa desses
cheques pre-pagos.

O Gnu Cash funciona muito bem para controlar esse processo. O cliente emite
faturas e faz o s processamentos de recebimento dos valores.

Na fatura, o cliente coloca o produto vendido, quantidade e valor da fatura.

O GnuCash mantem a informação do que ele tem em contas a receber, do que já
foi pago antecipado e tudo mais. O problema é que depois de um tempo o
cliente quer saber o que foi faturado. Para conseguir essa informação, hoje
é necessário abrir todas as faturas e ir computando em uma planilha fatura
por fatura. Não existe um relatorio que liste todas as faturas, ou melhor
ainda todos os itens das faturas, de um período.

A informação está lá dentro do sistema. Só não tem como retirar essa
informação de lá de uma forma mais simples.

Por não ter esse relatório, é minha opinião que usar essa funcionalidade de
faturas para clientes não faz muito sentido. Para evitar um trabalho
duplicado, é mais fácil já colocar as faturas e itens faturados em uma
planilha excel e lançar no sistema apenas o valor total em uma conta de
ativo.

O que eu gostaria seria criar um relatorio mais ou menos com essas colunas:

- Data da Fatura
- Numero da Fatura
- Cliente
- Produto Faturado