[gnucash-br] Primeiro contato: Saldo das contas

Danilo Freitas da Costa danfcosta em gmail.com
Sáb Fev 23 22:46:59 EST 2019

Olá Marcelo,

O GnuCash possui uma série de relatórios predefinidos no menu Relatórios,
separados por grupos.

Eles possuem um certo nível de customização e configuração que você pode
salvar a qualquer momento.

Respondendo aos seus questionamentos:

- Há alguma forma de extrair alguma relatório, muito parecido com o "Resumo
> de Conta", mas, que contemple apenas os dados (valores e contas) de um
> período específico? No meu caso preciso disso para emitir um relatório
> mensal, então, não preciso de informações como Saldos Iniciais,valores
> referentes a receitas que entraram ano passado, apenas mesmo o que está
> entrando e saindo e o status atual das receitas e despesas amuladas naquele
> mês, sem o acumulado anual...

Se você quiser considerar toda a movimentação feita, que tenha relação com
Receita/Despesa, pode abrir: Relatórios >> Receitas & Despesas >> Fluxo de
Caixa

Se você quiser ter apenas a visão das contas de receita e despesa, pode
abrir: Relatórios >> Receitas e Despesas >> Lucros & Perdas

- Talvez tenha alguma forma de encerrar o ano fiscal, para que não mostre
> esses acumulados, teria algo assim?

Na documentação do GnuCash ele explica como você encerrar o ano fiscal. No
entanto, ele coloca lá uma situação que pode gerar leitura errada caso
deseje emitir relatórios passados, pois ele registra lançamentos para zerar
valor de determinadas contas.

Sugiro dar uma lida na documentação. Eu uso o GnuCash há muito tempo.
Cheguei a fazer o encerramento mais de uma vez para testar e não curti
muito. Mas fica a seu critério.

- Há alguma forma de personalizarmos um relatório, tipo full customizado?

Como citei, os relatório possui algum tipo de configuração. Ao gerar, por
exemplo, um desses relatórios que citei mais acima, você pode configurá-los
da forma que desejar e salvar essa configuração.

Sempre que quiser emiti-lo novamente, só acessar Relatórios >>
Configurações de relatórios gravadas. Ele vai te mostrar a lista de
relatórios que você salvou. Só selecionar e pronto.

Vale lembrar que o GnuCash possui uma visão mais contábil do que
financeira. Portanto, se você não está habituado é só uma questão de tempo
e um pouco de estudo aqui e acolá para melhor se adaptar.

Eu faço meu acompanhamento das duas maneiras. Confesso que a financeira
(como por exemplo o forecast) é um pouco mais chata, mas como falei, é uma
questão de costume.

Grande abraço e qualquer dúvida, posta por aqui!

Atenciosamente,

*Danilo*