[gnucash-br] Balanço Patrimonial se perde nos cálculos

Danilo Freitas da Costa danfcosta em gmail.com
Qui Maio 30 23:21:24 EDT 2019

Prezados,

Estou com uma situação estranha no GnuCash e não consigo resolver: meu
balanço patrimonial não apresenta os valores igual de Ativos e Passivos +
PL.

Eu consegui identificar a origem da falha, mas não sei o que ele está
fazendo de errado.

O contexto está relacionado a uma conta em USD. Eis o cenário:

1) Tenho uma conta em USD com um determinado saldo em Março/19.
1.1) Balanço patrimonial do final de Março/19 calcula OK

2) Registro uma despesa nesta conta no dia 20/03. A conta da outra parte
(despesa) é em BRL. Informo a cotação do dia.
2.1) Balanço patrimonial do final de Março/19 calcula OK

Até aqui, tudo certo!

3) No editor de cotações, adiciono a cotação USD para o dia 29/03.
3.1) ERRO! O Balanço patrimonial de final de Março/19 não bate Ativos =
Passivo + PL

Se eu excluir essa cotação adicionada do dia 29/03, ele volta a bater OK os
cálculos.

De todas os testes que fiz, esse foi o cenário que identifiquei a origem da
falha!

Alguém já passou por algo similar?

Atenciosamente,

*Danilo Freitas da Costa*