[gnucash-br] Receber amortização de investimento

Daniel Victoria daniel.victoria em gmail.com
Ter Out 1 21:39:05 EDT 2019

Fiz um investimento em CRI (Certificado de recebíveis imobiliários).
Registrei no Gnucash como uma conta do tipo 'mutual fund' ou seja, tenho um
número de cotas e vou atualizando o valor de cada cota no 'price editor'

Essa semana recebi juros e amortização do investimento.

O juros eu estou contabilizando como receita.

Agora a minha dúvida é como contabilizar essa amortização. Devo
contabilizar como se uma parte das cotas foi vendida e abater da conta do
tipo 'mutual fund'?

Ou no caso desses fundos de renda fixa seria mais fácil registrar no
gnucash usando uma conta do tipo 'cash', sem se preocupar com o número de
cotas e valores?

[]'s
Daniel