[gnucash-br] Removendo contas

Danilo Freitas da Costa danfcosta em gmail.com
Sáb Jul 18 02:26:16 EDT 2020

Olá Arnaldo, tudo bem?

Desde quando você mencionou lá no início do ano essa estratégia de
lançamentos eu fiquei com uma grande curiosidade para testar.

Adiei até agora. Tirei algumas horas e retroagi tudo até o início do ano.
Todas as compras parceladas eu coloquei usando essa estratégia.

Meu objetivo era tentar focar no uso melhor dos relatório do GnuCash e
tentar abandonar minha boa e velha planilha.

Gerei os relatórios e fluxo de caixa, receita x despesa e folha de
orçamento para comparar e localizar todos os valores.

Foi mais fácil fazer os ajustes dos registros do que comparar os números. E
ainda assim, não consegui chegar num resultado satisfatório.

De todos os testes que fiz, a única coisa que eu percebi que me trás um
resultado positivo, é que todos os débitos futuros do cartão (compras
parceladas), ficam registradas como passivo.

Vou pensar ainda um pouco mais e avaliar a viabilidade, mas a priori,
apenas pra te dar um retorno das minhas empreitadas aqui com essa
estratégia, creio que não dará certo.

Não sei o quanto usa do GC, mas eu registro nele absolutamente TUDO. Bens
(imóvel, veículo...), investimentos, previdência, consórcio, depreciação
(faço isso trimestral pra valor de veículo e de ajustes no saldo devedor do
consórcio) etc. Ainda tem o fato de que eventualmente minha mãe e minha
sogra usam meu cartão de crédito. Sem contar que existem algumas
movimentações financeiras que eu não controle no meu fluxo de caixa
(aquelas relacionadas a investimentos), mas o GC coloca na conta.

O relatório que mais se aproximou do meu controle via planilha foi o de
Fluxo de Caixa, mas ainda assim, com diferenças que eu só consegui mapear
metade delas.

Enfim, gostei muito de registrar usando essa forma. Bem mais simples quando
há compras parceladas. Mas o acompanhamento / relatórios não me pareceram
satisfatórios (para o meu caso).

Mais uma vez, obrigado por compartilhar suas experiências com o GC!

Grande abraço!

Atenciosamente,

*Danilo Freitas da Costa*