[gnucash-br] Balanço negativo

Arnaldo Ortega arnaldo.ortega em gmail.com
Sáb Jan 8 10:21:45 EST 2022

Olá, tudo bem?

É possível fazer o que você precisa, sem dúvida. Pela descrição, você
poderia organizar da seguinte forma:
1) Em contas do tipo *banco*, entre com o saldo em caixa de sua empresa,
mesmo que negativo, no caso de conta corrente. Se tiver dinheiro em espécie
pode usar contas de *dinheiro *para isso. Organize estas contas agrupadas
em baixo de uma de *ativo*;
2) Para suas dívidas de empréstimos, financiamentos, etc, utilize contas de
*passivos*, que automaticamente representam um saldo negativo, a quitar.
3) Por fim, represente as propriedades do seu negócio, seja um imóvel ou
equipamentos, como *bens*.

Conforme você vai pagando suas dívidas, o dinheiro sai de uma conta de
banco/dinheiro, para a conta de passivo/bens, conforme o tipo de dívida.
Por exemplo, imagine um financiamento de um equipamento que gera receita
para você e você quer manter na descrição de bens como parte do patrimônio
da empresa. A cada pagamento de parcela do empréstimo, você está pagando
uma parte do principal - o valor do equipamento - e uma parte de juros para
o banco. Desta forma o dinheiro sai de uma conta tipo banco parte para a
conta tipo passivo que representa sua dívida com o banco e a outra parte
para uma conta que represente o juro pago, seja como despesa ou como custo
do equipamento, conforme sua necessidade.

Explicando em texto é mais difícil, veja a página a seguir com exemplos e
tente fazer alguma simulações antes de começar para valer:
https://www.gnucash.org/docs/v4/C/gnucash-guide/loans_mortgage1.html

Esta é uma prática que recomendo: sempre mantenha um arquivo de produção,
onde você faz seus lançamentos para valer, e um ou mais de testes, que pode
ser cópia do principal, para fazer testes de novas configurações de contas
ou operações que você ainda não utilizou. Assim você não arrisca corromper
seu arquivo principal.

Abraço,
Arnaldo