[gnucash-br] Fundos de Investimentos

Danilo Freitas da Costa danfcosta em gmail.com
Dom Mar 3 16:22:20 EST 2024

Olá Bruno!

O GnuCash tem tipos específicos para os diferentes tipos de ativos. No caso
de fundos, você pode usar o "Mutual Funds" ou "Stock". Hoje eu trato tudo
como Stocks.
Nesse tipo de ativo você não insere o rendimento, mas sim o valor da cota.
O GnuCash calcula o valor com base nisto.
Até onde sei, não há nenhuma rotina que recupere os dados de fundos de
investimentos feitas para o GnuCash.
Eu criei uma rotina minha, em Python, pra fazer tudo isso: pega valores da
B3, CVM (fundos) e do Tesouro. Tenho uma versão antiga (mais limitada)
publicada em https://github.com/danfcosta/gnucashpricesupdater, mas estou
finalizando a reescrita e devo subir nesse mesmo repositório. Mas para usar
essa rotina, a base do GnuCash tem que estar configurada para o SQLite,
pois eu insiro dados diretamente na base de dados.

Atenciosamente,
*Danilo*