3.2. Contas GnuCash

Esta secção mostra como é que a definição de contas do GnuCash se ajusta aos cinco tipos básicos de contas.

Mas primeiro, vamos começar por uma definição de conta no GnuCash. Uma conta GnuCash é uma entidade que contém outras sub-contas ou que contém transacções. Uma vez que uma conta pode conter outras contas, verá frequentemente árvores de contas no GnuCash, nas quais contas logicamente associadas são agrupadas sob uma conta-mãe comum.

Uma conta GnuCash tem de ter um nome exclusivo (atribuído por si) e um dos tipos de conta predefinidos do GnuCash. Há um total de 12 tipos de conta no GnuCash. Estes 12 tipos de conta são baseados nos 5 tipos contabilísticos básicos. O motivo para haver mais tipos de contas do GnuCash do que os cinco tipos contabilísticos básicos é permitir ao GnuCash controlar e gerir certas contas especializadas. Há seis contas de activos (Dinheiro, Banco, Acção, Fundo de investimento, A/Receber e Activo), três contas de passivos (Cartão de crédito, A/Pagar e Passivo), uma conta de capital próprio (Capital próprio), uma conta de receita (Receita) e uma conta de despesa (Despesa).

Estes tipos de conta do GnuCash são apresentados abaixo com mais detalhe.

3.2.1. Contas de balanço

A primeira conta de balanço que vamos examinar é Activo, que, como se lembra da secção anterior, se refere a coisas que possui.

Para ajuda na organização das suas contas de activos e para simplificar introdução de transacções, o GnuCash suporta vários tipos de contas de activos:

  1. Dinheiro - use esta conta para controlar o dinheiro vivo que tem, seja na carteira, no porquinho mealheiro, debaixo do colchão ou onde quer que esteja. Este é o tipo de activo mais líquido ou facilmente negociável.

  2. Banco - esta conta serve para controlar o saldo do dinheiro que tem em instituições bancárias, correctoras, empresas de poupanças - o que quer que seja onde o seu dinheiro é guardado por outras pessoas. É o segundo tipo de conta mais líquido, porque pode ser facilmente convertido em dinheiro na mão.

  3. Acção - controle as suas acções e títulos individuais usando este tipo de conta. O diário de contas Acção oferece colunas extra para inserir o número de acções e a cotação do seu investimento. Este tipo de activos pode não ser facilmente convertível em dinheiro, a não ser que encontre um comprador, mas não é garantido que recupere o dinheiro investido.

  4. Fundo de investimento - semelhante às contas Acção, só que é usada para monitorizar fundos. O diário de conta exibe as mesmas colunas extra para quantidade e cotação dos fundos. Os fundos representam a propriedade de acções numa variedade de investimentos e, tal como as acções, não oferecem garantias de valor investido.

  5. A/Receber - esta é tipicamente uma conta só para negócios, onde coloca pagamentos que a empresa tem a receber. É considerado um activo porque poderá contar com a entrada destes fundos.

    Transacções envolvendo uma conta A/Receber não devem ser adicionadas, alteradas ou eliminadas por nenhum outro meio que não seja:

    • emitir/anular emissão de pagamento/factura/vale de despesa ou

    • processar pagamentos

  6. Activo - não importa quão diversas sejam, o GnuCash gere muitas outras situações facilmente. A categoria Activo cobre todos os activos não listados acima.

    Contas são repositórios de informação, usados para controlar ou registar o tipo de acções que ocorrem relacionadas com o propósito para que a conta foi definida.

    Para negócios, as atividades controladas e reportadas são frequentemente subdivididas mais finamente do que se fez até agora. Para um tratamento mais desenvolvido das possibilidades, por favor leia as descrições na secção Capítulo 17, Outros activos deste guia.

    Para finanças pessoais, uma pessoa pode seguir os agrupamentos para negócios ou não, conforme sejam ou não úteis para controlar as atividades de cada um e o tipo de relatórios que sejam necessários para gerir os seus activos financeiros. Para informação adicional, consulte o capítulo Capítulo 17, Outros activos deste guia.

A segunda conta do balanço é Passivo, que, como se lembra, se refere às coisas que deve, dinheiro que pediu emprestado e será obrigado a pagar algum dia. O passivo representa os direitos dos emprestadores a receberem o seu pagamento. Controlar os saldos do passivo permite-lhe saber quanto deve em determinado momento.

O GnuCash oferece três tipos de contas de passivo:

  1. Cartão de crédito - use este tipo para controlar os recibos do seu cartão de crédito e reconciliar o extracto do cartão. Os cartões de crédito representam um empréstimo a curto prazo que tem a obrigacção de pagar à companhia. Este tipo de conta também pode ser usada para outro tipo de empréstimos de curto prazo, por exemplo, uma linha de crédito do seu banco.

  2. A/Pagar - esta é tipicamente uma conta só para negócios, onde coloca os pagamentos que ainda não fez.

    Transacções envolvendo uma conta A/Pagar não devem ser adicionadas, alteradas ou eliminadas por nenhum outro meio que não seja:

    • emitir/anular emissão de pagamento/factura/vale de despesa ou

    • processar pagamentos

  3. Passivo - use este tipo de conta para todos os outros empréstimos, normalmente a médio e longo prazo, tais como um crédito à habitação ou uma compra de automóvel. Esta conta permite-lhe controlar quanto deve e quanto é que já pagou.

Dica

Em contabilidade, o passivo actua de maneira oposta ao activo: créditos (entradas na coluna direita) aumentam o saldo de contas do passivo e os débitos (entradas na coluna esquerda) diminuem-no. (veja a nota mais adiante neste capítulo)

A última conta do balanço é Capital próprio, que é sinónimo de valor líquido. Representa o valor que sobra depois de subtrair o seu passivo do seu activo, ou seja, é a parte dos seus bens que possui realmente, sem dever nada. No GnuCash, use este tipo de conta como origem dos seus saldos bancários iniciais, porque estes saldos representam o seu valor líquido inicial.

Habitualmente só há uma única conta de capital próprio no GnuCash, chamada, obviamente, Capital próprio. Para empresas, cooperativas, etc. pode criar uma sub-conta para cada sócio.

Dica

Em contas de capital próprio,os créditos aumentam o saldo das contas e os débitos diminuem-no. (veja a nota mais adiante neste capítulo)

Nota

A equação contabilística que liga as contas de balanço é Activo = Passivo + Capital próprio ou, re-arranjada, Activo - Passivo = Capital próprio. Ou seja, em linguagem corrente, aquilo que é seu menos aquilo que deve é igual ao seu valor líquido.

3.2.2. Contas de receita e despesa

Receita é o pagamento que recebe pelo seu tempo, por serviços prestados ou pela utilização do seu dinheiro. No GnuCash, use uma conta de tipo Receita para controlá-las.

Dica

Os créditos aumentam o saldo das contas de receita e os débitos diminuem-no. Como descrito em Secção 2.1, “Conceitos contabilísticos”, os créditos representam dinheiro transferido DE uma conta. Assim, nestas contas especiais de receita, quando transfere dinheiro de (crédito) uma conta de receita para outra conta, o saldo da conta de receita aumenta. Por exemplo, quando deposita um ordenado e regista a transacção como transferência de uma conta de receita para a conta à ordem, os saldos de ambas as contas aumentam.

Despesa refere-se a dinheiro que gasta para comprar bens ou serviços. No GnuCash, use uma conta de tipo Despesa para monitorizar as suas despesas.

Dica

Débitos aumentam o saldo de contas de despesa e créditos diminuem-no (veja a nota mais adiante neste capítulo).

Nota

Quando subtrai o total de despesas do total de receitas num dado período, obtém a receita líquida. Esta é depois adicionada ao balanço como ganhos retidos, que é um tipo de conta de capital próprio.

Abaixo estão as contas predefinidas de Receita e Despesa após seleccionar Contas comuns no assistente AcçõesNova hierarquia de contas... ).

Figura 3.2. Contas predefinidas de receita

Contas predefinidas de receita

Esta imagem mostra as contas padrão de Receita


Figura 3.3. Algumas contas predefinidas de despesa

Algumas contas predefinidas de despesa

Esta imagem mostra algumas contas predefinidas de Despesa