2.7. Migrar dados do GnuCash

Por vezes poderá precisar de mover os seus dados financeiros e definições do GnuCash para outra máquina. Casos típicos serão a compra de um novo computador ou a utilização das mesmas definições em dois sistemas operativos diferentes.

2.7.1. Migrar dados financeiros

Migrar os seus dados financeiros do GnuCash tão simples como copiar o ficheiro .gnucash com um gestor de ficheiros, se souber onde eles estão.Se não se lembrar onde os guardou mas os consegue abrir no GnuCash, grave-os no local desejado com o GnuCash.

Todos os outros ficheiros na pasta são ou salvaguardas ou ficheiros de registo. Não faz mal se também os copiar, mas também não tem utilidade.

2.7.2. Migrar as preferências

As preferências são armazenadas em três locais diferentes: um para as preferências do GnuCash, um para os relatórios e um para as definições dos bancos. As preferências são geridas pelo gsettings, os relatórios são geridos pelo GnuCash e a banca em linha é gerida pelo aqbanking. Se não usa a banca em linha, não terá esta pasta na sua máquina.

Onde as preferências do GnuCash estão armazenadas varia, dependendo do seu sistema operativo (veja Tabela 2.1, “Localização das definições da aplicação”, Tabela 2.2, “Localização dos relatórios gravados”, e Tabela 2.3, “Localização da definições do Online Banking”). Para fazer uma salvaguarda da instalação completa, tem de incluir estas preferências todas.

Tabela 2.1. Localização das definições da aplicação

SO Pasta
Unix As preferências do GnuCash estão armazenadas no dconf. Pode usar o comando dconf dump /org/gnucash/ na máquna antiga e dconf load /org/gnucash/ na máquina nova para migrar as suas preferências.
macOS ~/Library/Preferences/gnucash.plist
Windows As preferências estão armazenadas no registo do Windows HKEY_CURRENT_USER/software/GSettings

Tabela 2.2. Localização dos relatórios gravados

SO Pasta
Unix ~/.gnucash
macOS ~/Library/Application Support/gnucash
Windows Documents and Settings/Username/.gnucash or Users/Username/.gnucash

Tabela 2.3. Localização da definições do Online Banking

SO Pasta
Unix ~/.aqbanking
macOS ~/.aqbanking
Windows Documents and Settings/Username/.aqbanking

Nota

Em Unix e macOS, estas pastas habitualmente não são mostradas nos gestores de ficheiros. Tem de optar por mostrar ficheiros e pastas ocultos para as poder ver.

Dica

Em Unix e macOS, o símbolo ~ significa a pasta home.