8.2. Configurar contas

Para configurar contas de investimento no GnuCash pode usar a hierarquia de contas predefinida ou criar a sua própria. O mínimo que precisa para controlar investimentos é configurar uma conta para cada tipo de investimento que possui. Contudo, tal como foi visto em capítulos anteriores, é habitualmente mais lógico criar uma estrutura de contas agrupando investimentos relacionados. Por exemplo, pode querer agrupar todas as acções negociadas em bolsa sob uma mesma conta mãe, com o nome da correctora que usa para comprar e vender as acções.

Nota

Independentemente de como configura a sua hierarquia de contas, lmebre-se que pode sempre mvover as contas mais tarde (sem perder o trabalho que fez com elas), portanto, o seu plano de contas original não precisa de ser perfeito.

8.2.1. Usar as contas de investimentos predefinidas

A opção Contas de investimentos do assistente Nova hierarquia de contas cria automaticamente uma hierarquia de contas de investimento por si. Para aceder à hierarquia predefinida de contas de investimento, tem de se certificar que tem um ficheiro do GnuCash aberto, mudar para o separador contas e escolher AcçõesNova hierarquia de contas . Isto executa o assistente Nova hierarquia de contas e permite-lhe seleccionar contas adicionais à sua hierarquia. Escolha Contas de investimentos (juntamente com quaisquer outras em que possa estar interessado). Presumindo que só seleccionou as contas de investimento, criará um plano de contas semelhante a este:

Dica

Também pode executar o assistente Nova hierarquia de contas criando um novo ficheiro do GnuCash.

Figura 8.1. Plano de contas de investimento

Plano de contas de investimento

Esta imagem mostra o separador Contas após criar um novo ficheiro e seleccionando só as contas de investimento predefinidas.


Provavelmente quererá adicionar pelo menos uma conta Banco aos Activos e eventualmente uma conta Capital próprio:Saldos inicias, tal como fizémos em capítulos anteriores. Não se esqueça de gravar o seu novo ficheiro com um nome relevante!

8.2.2. Criar contas de imvestimento manualmente

Se quer criar as suas próprias contas de investimento, é claro que o pode fazer. Os investimentos normalmente têm associado um número de contas que têm de ser criadas: uma conta de activos para o investimeto em si mesmo, uma conta de receita para as transacções de dividendos e contas de despesa para taxas de investimento e comissões.

8.2.3. Exemplo de contas personalizadas

A seguir vemos um exemplo algo mais complicado de um plano de contas personalizado no GnuCash para controlar os seus investimentos, que tem a vantagem de agrupar cada diferente investimento sob a correctora que os negoceia. Assim é mais fácil comparar os extractos que recebe com as suas contas no GnuCash e detetar onde o GnuCash difere dos extractos.

 Activos
    Investimentos
       Contas da correctora
          Eu*Negoceio
             Acções
                ACME Corp
             Fundos do mercado monetário
                Eu*Negoceio Fundo Municipal
             Dinheiro
          Meu corrector
             Fundos do mercado mobiliário
                Fundo de activos
             Títulos do Tesouro
                Título OT xxx
                Nota OT yyy
             Fundos mutualistas
                Fundo A
                Fundo B
             Dinheiro
 Receitas
    Investimentos
       Contas da correctora
          Ganhos de capital
             Eu*Negoceio
             Meu corrector
          Dividendos
             Eu*Negoceio
                Colectável
                Não colectável
             Meu corrector
                Colectável
                Não colectável
          Receita de juros
             Eu*Negoceio
                Colectável
                Não colectável
             Meu corrector
                Colectável
                Não colectável
 Despesas
    Despesa do investimento
       Commissões
          Eu*Negoceio
          Meu corrector
       Taxas de gestão
          Eu*Negoceio
          Meu corrector

Dica

Não há realmente um padrão para a forma como configura as suas contas de investimentos. Experimente, tente disposições diferentes até que encontre uma solução que divida as suas contas de investimentos em grupos lógicos que façam sentido para si.