4.5. Transacções agendadas

As transacções agendadas são criadas para ajudara a inserir operações monetárias repetitivas, como subscrições, seguros ou impostos. Usando transacções agendadas, só tem de inserir a transacção uma vez, definir alguns parâmetros, como data inicial e frequência, fazer uma breve descrição e depois o GnuCash avisa quando uma transacção agendada estiver pronta para ser criada e cria-a por si.

Neste Como fazer, vamos exemplificar com uma subscrição na Internet com o valor de 20€;, paga a 29 de cada mês.

No GnuCash, há duas maneiras de criar transacções agendadas, a partir do diário ou no Editor de transacções agendadas.

4.5.1. Criar a partir do diário

Insira a primeira ocorrência da transacção a agendar no diário. No campo Transferência desta transacção, digite Despesas:Internet como mostrado na imagem seguinte.

Figura 4.12. Primeiro passo para criar a transacção agendada a partir do diário

Primeiro passo para criar a transacção agendada a partir do diário

Nota

Uma vez que não criámos previamente a conta Despesas:Internet, o GnuCash pergunta-nos se a queremos criar.

De seguida, clique com o botão direito do rato e seleccione Agendar...

Figura 4.13. Segundo passo para criar a transacção agendada a partir do diário

Segundo passo para criar a transacção agendada a partir do diário

Surge uma janela parecida com esta:

Figura 4.14. Terceiro passo para criar a transacção agendada a partir do diário

Terceiro passo para criar a transacção agendada a partir do diário

Vamos preencher os valores, sabemos que a subscrição é paga a 29 de cada mês, sendo a próxima para o mês que vem (uma vez que inserimos a deste mês manualmente) :

Figura 4.15. Dados preenchidos numa transacção agendada

Dados preenchidos numa transacção agendada

Clique em Aceitar e a transacção será agendada. O GnuCash memorizou esta transacção e a 29 do mês que vem abre uma janela perguntando-lhe se a deve criar (veja mais abaixo uma imagem desta janela).

4.5.2. Criar no Editor de transacções agendadas

A outra maneira de inserir transacções agendadas é a partir do Editor de transacções agendadas, que pode ser mais rápida se tivermos várias transacções a criar de uma só vez.

Na janela principal de contas, seleccione AcçõesTransacções agendadasEditor de transacções agendadas na barra de menus. Abre-se um novo separador Transacções agendadas na janela actual do GnuCash, como mostrado abaixo:

Figura 4.16. Separador Transacções agendadas vazio

Separador Transacções agendadas vazio

Este separador contém uma lista, aqui vazia, de todas as transacções agendadas. Vamos criar uma nova, clicando em Nova na barra de ferramentas. Abre-se uma janela como a seguinte:

Figura 4.17. Separador Visão geral da janela Editar transacção agendada

Separador Visão geral da janela Editar transacção agendada

Primeiro, vamos inserir um nome para esta nova transacção, ao cimo da janela.

Nota

Este nome só identifica a transacção na janela Editar transacção agendada, nunca aparece no diário.

No painel Opções da Visão geral tem quatro opções:

Activar

Define o estado da transacção agendada.

Criar automaticamente

Se marcada, insere esta transacção no diário sem lhe perguntar primeiro (veja abaixo). Se necessário, pode ser avisado quando a transacção for inserida, marcando a caixa Notificar-me quando criada.

Criar antecipadamente

Define com quantos dias de antecedência a transacção será criada.

Lembrar antecipadamente

Define com quantos dias de antecedência o lembrete é mostrado. Pode ser usado para, por exemplo, quando tem de pagar algo por cheque. Um lembrete antecipado permite-lhe enviar o cheque sem exceder o prazo.

O painel Ocorrências permite-lhe dizer ao GnuCash que esta transacção agendada não dura para sempre. Por exemplo, se está a pagar um empréstimo, pode inserir a data de fim do empréstimo ou o número de ocorrências restantes.

Seleccione agora o separador Frequência na janela Editar transacção agendada. Aqui pode definir as opções temporais da transacção.

Figura 4.18. Separador Frequência da janela Editar transacção agendada

Separador Frequência da janela Editar transacção agendada

Frequência

Define a frequência básica da transacção, com opções para Uma vez, Diariamente, Semanalmente, Quinzenalmente e Mensalmente. Neste exemplo, está definida como Mensalmente.

Nota

É possível definir uma transacção de forma a que ocorra noutros intervalos diferentes daqueles que constam na lista Frequência, alterando a definição no controlo Cada (veja abaixo).

Data inicial

Define quando começa a transacção. No exemplo, estaria definida para o dia 29 do mês que vem.

Cada

Esta opção permite-lhe agendar transacções em múltiplos do valor no campo Frequência. Por exemplo, para criar uma transacção que ocorre a cada três semanas, defina Frequência para Semanalmente e Cada para 3.

A e excepto aos fins de semana

Define o dia do mês em que a transacção está agendada e controla o que o GnuCash faz quando o dia ocorrer a um fim de semana.

Nota

Sabemos que a subscrição é paga a 29 de cada mês, portanto a Data inicial será 29 de Janeiro de 2016 (assumindo que Janeiro é o mês seguinte), a Frequência será Mensalmente, será paga mensalmente a 29 de cada mês. Dado que no nosso exemplo, a subscrição na Internet é paga automaticamente da conta, não há necessidade de a criar antecipadamente, nem de indicar uma data final.

Quando os elementos neste separador estiverem preenchidos, o GnuCash realça os calendários abaixo para indicar quando é que vão ocorrer as futuras transacções.

Finalmente, seleccione o separador Transacção modelo e insira a sua transacção na parte inferior, tal como faria no diário de conta, com a única diferença de não ter data.

Deverá agora ter uma janela como esta:

Figura 4.19. Separador Transacção modelo da janela Editar transacção agendada

Separador Transacção modelo da janela Editar transacção agendada

Lembre-se de clicar no ícone Registar, para validar e inserir a transacção.

Clique em Aceitar, e voltará ao separador Transacções agendadas, que agora mostra um item na lista Transacções:

Figura 4.20. Transacção agendada inserida

Transacção agendada inserida

Dica

Se clicar nos calendários, abre-se um balão, que segue o rato e mostra o que está planeado para cada dia. Para fazer desaparecer o balão, clique novamente no calendário.

Agora já pode fechar o separador Transacções agendadas e gravar o seu trabalho.

Nota

O que vê abaixo é só uma ilustração e não deve ser inserido na base de dados do GnuCash nesta altura. Para este exemplo, o diálogo abaixo surge quando a transacção agendada for executada.

A partir de agora, quando o GnuCash iniciar e uma transacção estiver agendada ou precisar de ser inserida, poderá ver uma janela Desde a última execução..., sumarizando as operações com transacções agendadas (Lembrete, A criar etc.. Pode encontrar uma melhor descrição de cada opção no manual do GnuCash):

Figura 4.21. Janela de lembretes de transacções agendadas

Janela de lembretes de transacções agendadas

Pode clicar na coluna Estado para alterar o estado da transacção agendada, se necessário. Depois clique em Aceitar para fechar a janela Desde a última execução... e aplicar as operações pendentes. Seleccione Cancelar para saltar a introdução das operações pendentes no diário.

Se o campo Estado foi definido como A criar, se reparar no diário da sua conta à ordem, verá que a transacção já foi criada.

Dica

Se activar a opção Rever transacções criadas ao fundo à direita na janela Desde a última execução..., o GnuCash abre, após clicar em Aceitar, o diário de cada conta onde as transacções agendadas foram inseridas automaticamente.

Nota

Se inseriu a transacção para 29 de Janeiro nesta fase, por favor reverta para a última gravação do ficheiro do GnuCash, seleccionando FicheiroAbrir e escolhendo a gravação anterior do ficheiro gcashdata_3 do GnuCash.