[gnucash-br] Poupança integrada

Josenivaldo Benito Junior jrbenito em gmail.com
Terça Maio 3 11:10:30 EDT 2005

Olá,

Estive estudando o gnucash, inclusive lendo e realizando os exemplos
dados no tutorial. Porém, restou-me uma dúvida.

Sou correntista do Banco Nossa Caixa e eles utilizam um esquema de
"poupança integrada". Neste modelo, toda conta corrente possui uma
poupança integrada (inclusive com nros. de conta separados). Todo
depósito na C/c cai diretamente na popança. Todo saque na C/c sai desta
conta (C/c) porém, quando esta encontra-se sem saldo suficiente uma
transferência dda poupança é realizada automaticamente. A CPMF incide
apenas no saque da C/c e nunca na transferência da poupança para a C/c.

Minha dúvida é como representar corretamente este tipo de conta no
gnucash  pois quando se tira um extrato da C/c vê-se apenas os débitos
como cheque compensado, saque ATM. Os créditos são sempre resgates da
poupança integrada. O estrato da poupança integrada contém os depósitos
(income) oriundos de salário, depósitos eletrônicos, DOC recebidos, etc.
E os débitos são as transferências PARA a C/c.

Qual seria o melhor esquema para representar esta conta?

Pensei em uma conta "Banco" com duas subcontas: C/c e Poupança, mas eu
teria que lançar os débitos na C/c e as consequentes transferências da
poupança em separado. O gnucash daria conta de interpretar o QIF gerado
no banco?

Agradeço suas orientações.

Abraço
Benito