[gnucash-br] Poupança integrada

Alex J. Dam alexjotadam em yahoo.com.br
Domingo Maio 8 19:28:42 EDT 2005

Olá!

On Tuesday 03 May 2005 12:10, Josenivaldo Benito Junior wrote:
> Sou correntista do Banco Nossa Caixa e eles utilizam um esquema de
> "poupança integrada". Neste modelo, toda conta corrente possui uma
> poupança integrada (inclusive com nros. de conta separados). Todo
> depósito na C/c cai diretamente na popança. Todo saque na C/c sai desta
> conta (C/c) porém, quando esta encontra-se sem saldo suficiente uma
> transferência dda poupança é realizada automaticamente. A CPMF incide
> apenas no saque da C/c e nunca na transferência da poupança para a C/c.

Acho que não entendi direito.  Se todo depósito que você faz cai na poupança,
depois de alguns saques/pagamentos da C/C, esta estaria zerada.  No fundo sua
conta poupança viraria uma espécie de conta corrente, com todo
saque/pagamento sendo feito através de uma transferência para a C/C?

> Qual seria o melhor esquema para representar esta conta?
>
> Pensei em uma conta "Banco" com duas subcontas: C/c e Poupança, mas eu
> teria que lançar os débitos na C/c e as consequentes transferências da
> poupança em separado.

Não vejo outra maneira... parece-me que só assim os relatórios de ambas as
contas conterão os dados certos.