[gnucash-br] Escolher o destino da importação de de arquivos OFC/OFX

Abinoam Jr. abinoam em gmail.com
Domingo Janeiro 17 21:42:13 EST 2010

Não sei como fazer para ele te perguntar, pois ao que parece ele grava
o id do último .ofx importado.

Veja, DESMARQUE a opção Editar --> Preferências --> Geral --> Arquivos
--> Comprimir Arquivos

Abra o arquivo do GnuCash com seu editor preferido.

Você encontrar algumas linhas definindo suas contas que começam com...
<gnc:account version="2.0.0">

Na definição tem algo do tipo...
  <act:slots>
    <slot>
      <slot:key>online_id</slot:key>
      <slot:value type="string">? ????-? ??????-?</slot:value>
    </slot>
  </act:slots>

Essa online_id conterá o número da sua conta (aqui eu substitui os
meus por "?").

Ao importar um ofx o gnucash faz o casamento desse número com os do ofx.
Abra seu ofx em um editor e você verá algo do tipo.

            <BANKACCTFROM>
               <BANKID>1</BANKID>
               <BRANCHID>????-?</BRANCHID>
               <ACCTID>?????-?</ACCTID>
               <ACCTTYPE>CHECKING</ACCTTYPE>
            </BANKACCTFROM>

Um "hacking" rápido para resolver seu problema de forma manual, seria...

1) Crie uma outra conta com outro nome que indique que é a sua conta poupança
2) Todas as vezes que você for importar um .ofx da sua conta POUPANÇA
edite o <ACCTID> no .ofx a ser importado.
Invente um <ACCTID> fácil, algo do tipo, modificar o primeiro número
para um número acima (trocar "1" por "2") ou qualquer coisa fácil de
lembrar.
3) Ao importar o .ofx que foi modificado manualmente, como o ACCTID
não era conhecido pelo GNUCASH, ele vai solicitar que você indique a
conta destino. Ele vai gravar esse novo "ACCTID" e vinculá-lo à sua
conta poupança.
4) Sempre que for importar para a conta poupança, use sempre esse
mesmo ACCTID inventado por você que automaticamente ele vai mandar
para a conta poupança.

O chato disso é que TODAS as vezes que você for importar um .ofx da
conta poupança você vai ter que editá-lo manualmente.

Mais uma coisa... gostaria muito que houvessem mais usuários e
desenvolvedores do GnuCash adaptando-o para o uso no Brasil.

Aqui muitos bancos emitem .ofx fora dos padrões, corrompidos, que não
são importados corretamente para o GnuCash.
Isso teria que ser resolvido com o GnuCash melhorando sua "tolerância"
à essas coisas, ou fazendo grupos de usuários que reclamassem junto
aos bancos.

[]s