[gnucash-br] Salário bruto e salário líquido

José Romildo Malaquias j.romildo em gmail.com
Terça Dezembro 13 13:23:48 EST 2011

Eu já tenho uma conta Receitas:Salário:UFOP onde eu lanço o meu salário
bruto fazendo uma transferência dividida para várias contas, como
Despesas:Sindicato, Despesas:Adiantamentos, Despesas:Taxas:INSS,
Despesas:Taxas:IRPF e Ativos Atuais:Conta Corrente:CEF.

Porém eu não quero mais usar transações divididas para este fim, e
gostaria de manter a conta Receitas:Salário:UFOP representando a fonte
pagadora, e gostaria de criar outra conta Salário para fazer as
transações. Haveria uma transação de Receitas:Salário:UFOP para esta
nova conta Salário no valor bruto do salário. Em seguida haveriam
transferências desta nova conta Salário para cada uma das contas
correspondentes aos descontos (como contribuição sindical,
adiantamentos, INSS e IRPF) e para a conta do banco correspondente ao
salário líquido.

Qual deve ser o tipo desta nova conta Salário? Ativos, Despesas,
Passivos, Receitas, ... ?

Romildo