[gnucash-br] Calculo de desconto nas compras

Hortencio Peregrino hortencio.peregrino em gmail.com
Sexta Setembro 9 04:55:42 EDT 2011

Nino,

Como falei, eu lanço tudo junto em uma conta vestuário. No seu exemplo, tênis R$ 140,00, camisa R$40,00 e outra camisa R$30,00, eu somaria tudo, que no caso dá R$ 210,00 aplicaria o desconto de 10%, ficaria em 210 - 21 = 189,00 e faria o lançamento a debito da conta vestuário e credito da conta corrente ou cartão de credito (esqueco o valor sem desconto). Na prática estas contas que eu fiz são desnecessária, uma vez que o cupom fiscal já trás o valor final. Caso os gastos fossem de categorias diferente, exemplo vestuário e alimentação, por exemplo, você teria de fazer a separação em duas contas, mas também vai estar discriminado no cupom fiscal.

Hortencio Peregrino