[gnucash-br] "Visão do futuro" qual o melhor método?

Claudio Lemes chrlemes em gmail.com
Quinta Dezembro 13 20:22:55 EST 2012

Erikson,

Eu faço o lançamento dividido somente para compras parceladas no cartão de
crédito. Mas isto tem um motivo. As únicas contas que eu faço reconciliação
são a conta corrente e do cartão de crédito. Se eu fizer um único
lançamento na conta cartão de crédito para uma compra parcelada, a
reconciliação depois fica difícil (acho que mesmo impossível pela
ferramenta de reconciliação do GnuCash).

Assim, se eu fizer um empréstimo, qualquer que seja (CDC, compra de
automóvel, imóvel, etc), eu faço um único lançamento numa conta
empréstimos, já que esta conta não será reconciliada depois.

Um exemplo: compra de um automóvel de R$ 30.000,00, com R$ 20.000,00 de
entrada e o restante emprestado para pagamento em 10 vezes, com juros
(real) de 1,5%a.m, valor das parcelas iguais.

O lançamento para a compra seria

Contas

Débito

Crédito

Automóvel

Automóvel (despesa)

R$ 30.000,00

Entrada

Conta-Corrente (ativo)

R$ 20.000,00

Empréstimo

Empréstimos (passivo)

R$ 10.000,00

O pagamento da primeira parcela um mês depois seria

Contas

Débito

Crédito

Amortização

Empréstimos (passivo)

R$ 934,34

Juros

Juros (despesa)

R$ 150

Valor da Parcela

Conta-Corrente (ativo)

R$ 1.084,34

Quando faço um empréstimo com parcelas iguais costumo fazer uma tabela em
excel para saber o valor da amortização e juros em cada parcela, até a
quitação do empréstimo. Dá um trabalhinho no início, nada muito demorado,
mas é o que reflete melhor a sua "realidade contábil".

Quanto aos relatórios, o que uso mais é o "Lucros & Perdas". Quanto aos
gráficos, uso especialmente o de "Receitas & Despesas" e o de "Valor
Líquido".

Veja que o GnuCash é uma ferramenta poderosa que te permite fazer registros
de diversas maneiras. Tudo depende do nível de detalhamento que você quer e
da forma como você encara as suas finanças. Vale a pena fazer um uso
experimental durante algum tempo, para ver as possibilidades e avaliar como
você pretende fazer seus lançamentos. E depois partir pro uso real.

[]'s,

Cláudio Lemes